Enfermagem – mercado de trabalho em expansão no Brasil

Enfermagem – mercado de trabalho em expansão no Brasil

O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem está em ampla expansão no Brasil. A profissão tem avançado de modo diversificado, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação. Existem quatro grandes dimensões relacionadas ao campo de atuação do profissional de Enfermagem: Assistência Direta ao Paciente; Gestão; Docência/Pesquisa; Empreendedorismo.

A assistência direta ao paciente acontece por meio da contratação desse profissional em redes hospitalares, unidades básicas de saúde (postos de saúde), serviços de atendimento pré-hospitalar em urgência e emergência (SAMU), atenção domiciliar (home-care), assistência na área de transplantes de órgãos, serviços especializados em tratamento de feridas, nefrologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, geriatria, dentre outros. Na área da Gestão, o profissional tem a possibilidade de assumir cargos de coordenação nas unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, secretarias de saúde do estado/município e universidades.

A docência e pesquisa representam outra dimensão do campo de atuação do profissional enfermeiro no mercado de trabalho. Temos vivenciado no Brasil um crescimento significativo dos grupos de pesquisa, com incremento nas investigações de enfermagem e, consequentemente, um aumento da divulgação em periódicos científicos, bem como a qualificação dos pesquisadores e dos periódicos da área. O empreendedorismo trata-se de um campo amplo, no qual o enfermeiro pode vir a atuar promovendo saúde à população ou dedicando-se à sua recuperação, com atendimentos em consultórios particulares, no domicílio (home-care) e em cooperativas (terceirização de mão-de-obra), consultorias e auditorias como autônomo ou em empresas, atendimento em eventos (dairy care), ensino (proprietário) ou prestação de serviços especializados: clínicas de vacinação, amamentação, esterilização de material médico-hospitalar, transporte de pacientes, aluguel de equipamentos e comercialização de produtos da área hospitalar. Essas são algumas das modalidades que permitem ao enfermeiro uma atuação autônoma e empreendedora.

No Comments

Post A Comment